Notícias

“Não adianta batermos recordes de produção agrícola e não nos preocuparmos com o ambiente”

Programa de reciclagem voluntária de plásticos de uso agrícola, lançado em junho na Hortitec, e cuja proposta inicial é reciclar mil toneladas de plástico agrícola até 2024, por meio dessa rede.

Trata-se de uma iniciativa da EACEA Soluções em Cultivo Protegido, conjuntamente com outras marcar parceiras, associações e produtores rurais, cujo foco é dar um “novo destino” aos plásticos agrícolas, a partir da criação de um mapa com a geolocalização, os volumes e as disponibilidades do plástico do setor disponível para a reciclagem.

Dados coletados pela FAO mostram que as cadeias de valor agrícola em todo mundo usam a cada ano 12,5 milhões de toneladas de produtos plásticos, enquanto outros 37,3 milhões são usados em embalagens de alimentos. Deste total, apenas cerca de 10% são reciclados. A ideia do projeto é implantar uma logística reversa inteligente associada a um sistema de rastreabilidade do campo até a reciclagem fnal permitindo uma resina pós-consumo (RPC) com qualidade.

Esse foi um dos temas abordado na revista Plasticultura, abaixo você tem acesso a esse material na integra e aos Artigos PRVPA.

Artigos PRVPA na Revista Plasticultura 88.pdf